Centro Singular

Bem Vindo a Singular

Um espaço dedicado ao desenvolvimento de
crianças autistas

Um espaço dedicado ao desenvolvimento de
crianças autistas

Quem Somos

Somos uma clínica especializada em intervenção precoce para 
crianças com autismo, especializada na Ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), com metodologia intensiva de intervenção precoce completa às crianças com idades a partir de 12 meses.

Na Clínica Singular, acreditamos que cada conquista é valiosa. É por isso que personalizamos nossos programas para atender às necessidades específicas de cada criança. Nosso objetivo é não apenas auxiliar no desenvolvimento, mas também criar um espaço onde cada criança possa prosperar e alcançar seu potencial máximo. 

Além disso, reduzir a severidade dos sintomas do autismo e acelerar o desenvolvimento em todos os domínios: Cognitivo, Social, Emocional, Motor e de comunicação. 


A Clínica Singular tem como objetivo proporcionar o melhor atendimento aos seus pacientes, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para a realização dos atendimentos.

Nossa Estrutura

Nossas especialidades

Com mais de cinco anos atuando no mercado, oferecemos os serviços de psicologia ABA, psicoterapia ABA, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição, todos guiados por profissionais altamente qualificados e especializados em suas áreas. Nossa equipe de especialistas compreende as complexidades do espectro autista e está empenhada em fornecer um atendimento da mais alta qualidade.

Formação dos
nossos profissionais


Supervisora Clínica:
Mestrado, especialização em ABA, Educação Especial e Psicopedagogia. Graduação em Pedagogia e Psicologia; Formação internacional em DENVER, PRT, JASPER e PCM.

Coordenação:
Mestrado, especialização em ABA. Graduação em Pedagogia. Formação internacional em PCM.

Assistentes Terapêuticas:
Graduação em Pedagogia e Psicologia, especialização em ABA, neuropsicopedagogia, psicopedagogia.

Fisioterapia Neuropediátrica:
Especialização em fisioterapia neurofuncional, especialização em ABA. Graduação em Fisioterapia.

Nutrição Funcional para TEA:
Especialização em nutrição funcional, especialização em nutrição no TEA. Graduação em Nutrição.

Fonoaudióloga:
Graduação em fonoaudiologia, especialização em ABA, formação internacional em PROMPT, Multigestos e DTTC.

Psicóloga do Grupo Terapêutico de Pais:
Mestrado, especialização em neuropsicologia e em ABA. Graduação em Psicologia.
  

Todos os profissionais ainda contam com Supervisão de profissionais especializados, treinamento profissional e cursos de aperfeiçoamento.

Depoimentos

“Minha filha está se desenvolvendo cada dia mais com o trabalho que a clínica faz, ela ama ir nas terapias. Com certeza a melhor decisão que eu tomei foi levar ela para as terapias.”

Janiele M.

“Meu filho se desenvolveu muito em pouco tempo, são ótimos profissionais e o melhor ele ama todos da equipe. Só temos a agradecer a todos, são perfeitos!”

Mariana M.

“Foi a melhor escolha na vida do meu pequeno. Além do carinho e preparo da equipe, o acompanhamento é feito seguindo uma metodologia leve e respeitosa, transformando a vida dos pequenos e da família! Indico demais!!”

Mariane C.

O autismo é uma complexa condição enfrentada por famílias globalmente, cujas causas englobam fatores genéticos e ambientais. Estudos sugerem a presença de genes ligados ao autismo, mas não há um padrão único de base genética. Fatores ambientais, como toxinas e complicações no parto, também podem contribuir, embora a influência exata seja incerta. A prematuridade é alvo de pesquisas, investigando sua relação com o autismo e possíveis influências compartilhadas. Bebês prematuros, especialmente com baixo peso, têm maior probabilidade de exibir características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Monitorar prematuros com ferramentas como M-CHAT e ABC/ICA aos 18 meses é crucial para detectar atrasos no desenvolvimento e iniciar intervenções precoces.

A intervenção precoce é crucial para crianças com autismo, pois pode melhorar suas habilidades e potencial, especialmente devido à plasticidade cerebral nos primeiros anos. Essa abordagem visa aprimorar a comunicação, interação social, linguagem e habilidades adaptativas, enquanto lida com comportamentos desafiadores. Além de facilitar a adaptação escolar e social, a intervenção precoce permite que a criança construa habilidades para interagir, aprender e se desenvolver independentemente. Estudos mostram que essa intervenção resulta em marcos de desenvolvimento mais alcançados, menor gravidade dos sintomas e menor necessidade de suportes intensivos futuros.

O autismo abrange um amplo espectro com variados níveis de funcionamento, tornando complexa a previsão de seu impacto ao longo da vida de uma criança. A intervenção precoce e de qualidade é essencial para o desenvolvimento e bem-estar dessas crianças. Reconhecendo a singularidade de cada criança autista, intervenções adaptadas às suas necessidades individuais podem impulsionar o crescimento cognitivo, social e emocional, destacando a importância do papel dos pais, cuidadores e profissionais de saúde.

Mães de crianças autistas enfrentam desafios complexos após o diagnóstico, incluindo aceitação emocional, acesso a terapias, isolamento social e carga de cuidados intensivos. A comunicação dificultada e a pressão social também geram dificuldades. O autocuidado é muitas vezes sacrificado, levando a impactos na saúde mental. Apoio de redes de pais, terapeutas e profissionais é crucial para enfrentar esses obstáculos.

A prematuridade tem sido objeto de numerosas investigações para determinar se o nascimento antecipado está associado a um aumento no risco de autismo ou se há influências genéticas e ambientais compartilhadas entre a prematuridade e o autismo. Pesquisas indicam que os bebês prematuros com peso muito baixo ao nascer (menos de 1.500 g) exibem com maior frequência características indicativas de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em comparação com a população em geral. Isso leva à conclusão de que crianças nascidas prematuramente têm uma probabilidade maior de serem diagnosticadas com TEA em comparação com aquelas nascidas a termo. É crucial enfatizar a importância do rastreamento aos 18 meses, utilizando ferramentas como M-CHAT e ABC/ICA, para identificar prematuros que apresentem atrasos no desenvolvimento, independentemente de um possível diagnóstico futuro de TEA. Isso visa alertar os pais e profissionais sobre a necessidade de intervenções precoces adequadas.

A ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma disciplina que se concentra no estudo e na modificação do comportamento humano. Ela é baseada em princípios do behaviorismo, que enfatiza a observação e a análise objetiva do comportamento, em vez de teorias internas ou estados mentais. A ABA é amplamente aplicada em contextos de intervenção e tratamento, como educação especial, terapia comportamental, reabilitação, e em situações em que a mudança de comportamento é desejada. Os profissionais de ABA usam técnicas de análise de dados, reforço positivo e negativo, modelagem, e outros métodos para promover comportamentos desejados e reduzir comportamentos indesejados, tornando-a uma abordagem eficaz para ajudar indivíduos a adquirir habilidades e melhorar sua qualidade de vida.